Faro é uma das cidades mais importantes do Algarve, sendo a capital do Distrito com o mesmo nome. É a única com aeroporto nesta região, o segundo aeroporto mais movimentado do país.
Dia 1
- Igreja Nossa Senhora do Carmo + Capela dos Ossos
- Igreja Matriz de São Pedro
- Jardim Manuel Bívar
- Obelisco
- Doca de Faro
- Igreja da Misericórdia
- Arco da Vila
- Teatro Lethes
- Museu Regional do Algarve
Igrejas e Capela dos Ossos
No primeiro dia em Faro, podemos aproveitar para fazer uma caminhada pela cidade. Começando na Igreja Nossa Senhora do Carmo, não podemos evitar a imperdível Capela dos Ossos. É um lugar incrível que merece sem dúvida a visita. Continuamos até à Igreja de São Pedro, a igreja matriz de Faro.

(fonte: Portugal Travel Guide)
Obelisco
Caminhamos então em direção ao Jardim Manuel Bívar. As seguintes visitas encontram-se à volta dele. Primeiro, ao chegar, vemos o Obelisco.

Doca de Faro
Depois do Obelisco, podemos encontrar à nossa esquerda a Doca de Faro. Alem de poder ver os barcos, tambem podemos tirar a foto com as letras de FARO (primeira foto do artigo).
Igreja da Misericórdia e Arco da Vila
Seguimos pelo jardim, visitamos a Igreja da Misericórdia e o Arco da Vila.

(fonte: Câmara Municipal de Faro)
Museu Regional do Algarve
Para conhecer um pouco mais sobre toda a região do Algarve, podemos visitar o Museu Regional do Algarve.
Teatro Lethes
Podemos terminar o dia visitando o Teatro Lethes, um dos teatros mais bonitos da região e um dos mais antigos de Portugal.
Dia 2
- Palacete Belmarço
- Muralhas de Faro
- Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique
- Sé Catedral (Igreja de Santa Maria)
- Parque Natural da Ria Formosa (+ Ilha Deserta)
- Igreja e Miradouro de Santo António do Alto
O segundo dia em Faro deve ser dedicado à Cidade Velha e ao Parque Natural de Ria Formosa. Começamos então por visitar a parte mais velha da cidade de Faro. A melhor maneira para conhecer é perdendo-se pelas ruas e descobrindo a beleza que lá se encontra, mas vou mencionar aqui alguns dos pontos que merecem destaque.
Palacete Belmarço
Começamos o passeio pela manhã frente ao Palacete Belmarço, um edifício com uma arquitetura e beleza que merecem ser apreciadas.

(fonte: Wikipedia)
Muralhas de Faro
Continuamos o nosso passeio por Faro conhecendo as Muralhas de Faro, uma secção amuralhada que representa a verdadeira entrada na Cidade Velha, que continuaremos visitando.
Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique
Continuamos a visita conhecendo o Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, que inclui secções de Epigrafia, Arqueologia, Paleontologia, Etnografia, Cerâmica Arqueológica, Azulejaria, Mosaicos, Vidraria, Armas, Pinacoteca, Gravura, Heráldica, Numismática, Medalhística, Metrologia, Esfragística e curiosidades locais.
Sé Catedral de Faro
Um último lugar que merece destaque na Cidade Velha de Faro é obviamente a Sé Catedral de Faro, também conhecida como Igreja de Santa Maria.
Parque Natural da Ria Formosa
Depois de percorrer a Cidade Velha e visitar alguns pontos aqui destacados, é indispensável a visita à famosa Ria Formosa. O Parque Natural da Ria Formosa é um labirinto de canais e ilhas, com uma enorme diversidade de ecossistemas. Podemos apanhar um barco que nos mostra um pouco da região e nos deixa depois numa das ilhas, que se chama Ilha Deserta. Podemos aproveitar lá a incrível praia e no fim, apanhar um barco de regresso. Eu fui no Ferry “Praia das Conchas”, pois era o mais barato, mas existem outras opções com outras atividades e até outras ilhas. A ida e volta custa 5 euros por pessoa e a viagem entre Faro e a Ilha Deserta dura por volta de 45 minutos.



(fonte: Rota das Ilhas)
Igreja e Miradouro de Santo António do Alto
Se tiver tempo e transporte, pode terminar o dia conhecendo a Igreja e Miradouro de Santo António do Alto, pois de lá consegue ver a paisagem ao fundo com a todo o Parque Natural da Ria Formosa, uma paisagem que vale sem dúvida a pena.