Albufeira é um dos destinos prediletos no Algarve. Com cerca de 40 mil habitantes, esta cidade foi eleita pelo site Cheerfulway o melhor lugar para viver em Portugal.
Para visitar Albufeira, o lugar que não pode faltar é o seu Centro Histórico.
MANHÃ
- Jardim Público de Albufeira (também conhecido como Largo Engenheiro Duarte Pacheco)
- Vestígio da Muralha do Castelo
- Arco da Travessa da Igreja Velha
- Bateria de Albufeira
- Museu municipal de Arqueologia
- Torre do Relógio
Jardim Público de Albufeira
Para começar o dia, eu decidi ir até ao Jardim Público de Albufeira, que na realidade não é um jardim, mas uma praça. Em todo o redor da praça, encontramos vários lugares onde tomar o pequeno-almoço e, por não ser frente à praia, podemos encontrar melhores preços.
Muralha do Castelo
Depois de comer, fui até à Rua Joaquim Pedro Samora, para encontrar um pequeno vestígio da muralha do castelo que existiu nesse lugar. Por ser um lugar pouco conhecido, é um bom lugar para visitar sem estar cheio de turistas (aliás, não lá estava nenhum!).

Arco da Travessa da Igreja Velha
Seguí depois até à Travessa da Igreja Velha, para conhecer um arco que lá se encontrava. Este arco é um belo exemplo da arquitetura árabe. O nome da rua deve-se à existência de uma mesquita árabe, mais tarde transformada em Igreja Cristã e que tambem ruiu durante o terremoto de 1755. Além de tudo isto, uma das melhores razões para visitar o arco é a vista para a praia que proporciona fotos incriveis!
Bateria de Albufeira
Aproximando-nos à praia, chegamos à Rua da Bateria. Viramos à direita e caminhando em direção ao Museu Municipal de Arqueología, podemos ver à esquerda a chamada Bateria de Albufeira. Construído provavelmente no século 16, o desmoronamento da falésia veio pôr a descoberto este compartimento subterrâneo que servia para armazenamento de munições.

Museu municipal de Arqueologia
Chegando ao Museu Municipal de Arqueologia, Podemos entrar por únicamente 1 euro. O museu é pequeno mas vale plenamente a pena, já que tem peças incriveis (podem ver aqui várias) e uma bela vista para a praia.
Torre do Relógio
Terminamos a manhã visitando a Torre do Relógio, símbolo do Centro Historico de Albufeira. Esta torre foi dotada com uma coroa de ferro, no século 19, que sustenta o sino e fica iluminada em dias de festa.

ALMOÇO
Há imensos lugares para almoçar no Centro Historico de Albufeira. No entanto, a minha proposta é que escolham um restaurante que tenha vista para a praia, para poder aproveitar essa vista durante a refeição. Tem restaurantes para vários orçamentos, com pratos entre 10 e 20 euros. No caso, eu escolhi a Casa Del Mar, onde provei Costeletas de Borrego (16 euros) e um sumo de laranja natural (5,10 euros), como podem ver na foto seguinte.
TARDE
- Igreja Matriz
- Igreja de Sant’Ana
- Estátua de São Vicente
- Cat Park
- Elevador do Peneco
- Praia do Peneco
Igrejas e Estátua de São Vicente
Podemos começar a tarde visitando duas igrejas do Centro Histórico, a Igreja Matriz e a Igreja de Sant’Ana. Ao lado desta segunda, podemos encontrar a estátua de São Vincente.

Cat Park
Finalmente, terminamos a nossa visita pelo Centro Historico e só falta a praia. Antes de descer até ela, é imprescindivel ir ao Cat Park, um miradouro que é conhecido por esse nome por ser um lugar onde o municipio de ALbufeira alimenta e cuida de gatos. É comum encontrar gatos por lá, mas menos provavel em horas de muito calor. Este lugar é incrivel, não só pelos gatos, mas tambem porque tem uma vista incrivel!

Elevador e Praia do Peneco
Para terminar, podemos ir até ao elevador do Peneco, um elevador que nos vai fazer descer até à Praia do Peneco (também tem escadas, para quem preferir). Esta praia é também conhecida como Praia do Tunel, já que tambem podemos acessá-la através de um tunel.