Das rosas no deserto ao manto sagrado: A história
A historia da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é uma das que mais me impressionou no México.
A 9 de dezembro de 1531, um índio, batizado como Juan Diego, afirmou ter visto uma aparição de Nossa Senhora nos arredores da Cidade do México. Ele decidiu então ir contar ao bispo Juan de Zumárraga. Ele contou que viu a Virgem e que esta lhe havia pedido que construíssem uma capela em sua honra.
No entanto, o bispo não acreditou nas palavras dele e pediu que ele trouxesse provas do que estava a contar. Se ele o fizesse, construiriam então uma capela no Monte Tepeyac (uma colina dentro da área do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe).
Três dias mais tarde, Juan Diego voltou a ver a Virgem e ela fez florescer, numa colina semi desértica, em pleno inverno, rosas vistosas e disse ao índio para levá-las ao bispo como prova da sua aparição.
Ele levou as rosas colhidas, embrulhadas no seu avental, feito de um material simplório, chamado no México de tilma.
Ao chegar ao bispo, ele abriu o avental deixando as flores caírem no chão, e naquele tecido, se viu uma perfeita imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, com estrelas no manto, uma lua sob os pés e raios ao seu redor.

Todos ficaram estupefactos e foi então como decidiram construir a capela.
Curiosidades
O tipo de tecido
O tecido do avental é feito de tilma, material este que se desfaz ao fim de 15 anos. No entanto, o avental do índio Juan Diego existe desde esse ano, fazendo agora em 2020, 489 anos. A imagem de Nossa Senhora segue intacta e já foi replicada noutros tecidos iguais que se desfizeram 15 anos depois.
Os olhos da Virgem
Outra curiosidade é que José Aste Tonsmann, especialista de IBM em processamento digital de imagens, ampliou cerca de 3 mil vezes os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe e afirmou que aparecem lá 13 silhuetas humanas. Para ele, as figuras não poderiam ter sido pintadas por um ser humano, já que não são visíveis a olho nu. Ele afirma que as 13 figuras representam o momento em que Juan Diego mostrou o manto ao bispo (ver fotos no fim do artigo).


Que linda a historia adorei super interesante
Parabéns por esse trabalho exelente
Obrigada! Saber as histórias dos lugares é sempre lindo ☺️
Obrigada pelo comentário 😘