As igrejas, além do seu valor religioso, merecem sempre uma visita, pois contam muito da história dos lugares e são sempre obras de arte incríveis!

De todas as igrejas que visitei até hoje, o lugar onde encontrei mais igrejas incríveis foi sem dúvida em Puebla (México).

Deixo-te aqui uma lista das que eu mais gostei de conhecer:

Santuário da Virgem dos Remédios

O Santuário da Virgem dos Remédios esta situado em Cholula, a cidade mais antiga da América, fundada no ano 500 antes de Cristo. A lenda conta que Cholula tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano.

Esta igreja está situada no cimo da pirâmide de Cholula, aquela que é a maior pirâmide do mundo! Esta pirâmide esta composta por uma serie de pirâmides sobrepostas uma em cima da outra. À primeira vista, esta pirâmide parece uma montanha, pois com o tempo, ela foi enchendo-se de terra.

A pirâmide existe há 3500 anos, mas a igreja é muito mais recente. Depois da conquista do México pelos espanhóis, o cimo da montanha, que tinha um altar dedicado à chuva, foi destruído para construir este santuário e assim, impor a religião católica dos invasores.

Descobre mais sobre esta pirâmide e sobre este santuário aqui!

Santuário da Virgem dos Remédios (Cholula, Puebla)

Convento franciscano do Arcanjo São Gabriel

A segunda igreja incrível de Puebla é o Convento Franciscano do Arcanjo São Gabriel. É um dos templos mais antigos do México, existindo desde o século XVI. Foi dedicado a Quetzalcóatl, um dos deuses principais do panteão pré-hispânico. Além disso é um dos monumentos arquitectónicos mais emblemáticos da histórica meso-americana.

Descobre mais sobre este convento aqui!

Convento Franciscano do Arcanjo São Gabriel (Cholula, Puebla)

Templo de São Francisco

O templo de São Francisco é um dos centros religiosos mais representativos e famosos da cidade de Puebla.

Em 1524, um grupo de religiosos da Ordem Franciscana chegou à América e ficaram conhecidos como os “Primeiros Doze”. Este grupo foi responsável pelo começo da evangelização da então chamada Nova Espanha, sendo Puebla um dos territórios onde se instalaram.

Um dos “primeiros doze”, chamado Frei Toribio de Benavente, foi quem ofereceu em 1531 a missa da fundação da Cidade dos Anjos, nome original de Puebla.

No ano seguinte, o Frei Toribio de Benavente começou a construção desta igreja que demorou até 1585 para estar terminada. No entanto, a igreja sofreu várias modificações até 1970.

Descobre mais sobre este templo aqui!

Templo de São Francisco (Puebla)

Igreja da Nossa Senhora do Carmo

Em 1547, o conquistador Hernando de Villanueva foi salvo de um ataque de um touro, invocando a Virgem dos Remédios. Como agradecimento, ele prometeu construir um santuário em sua homenagem, que foi concluído no ano seguinte.

Em 1586, o bispo Diego Romano solicitou a fundação de um convento em Puebla para a Ordem Dos Carmelitas Delcalços, chegados ao México no ano anterior.

Em 1859, a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi colocada no altar principal, passando a imagem da Nossa Senhora dos Remédios para outro lado.

Descobre mais sobre esta igreja aqui!

Igreja da Nossa Senhora do Carmo (Puebla)

Templo de Santo Domingo

A igreja de Santo Domingo, originalmente, formou parte do conjunto conventual dos domínios da cidade de Puebla de Los Angeles. A edificação da igreja só durou quase 90 anos, entre 1571 e 1659. Desse convento, só se conserva a igreja e três arcos que foram o portal dos peregrinos. Construída num estilo barroco, uma das suas características é o exagero. Por isso podemos ver no altar desta igreja nada menos que 18 santos.

Descobre mais sobre este templo aqui!

Templo de Santo Domingo (Puebla)

Capela do Rosário

A capela do Rosário, conhecida como a capela de ouro, está situada dentro do Templo de Santo Domingo. A construção desta capela iniciou-se em 1650 e terminou em 1690 e se consagrou então à Virgem do Rosário. Esta capela está também construída em estilo barroco e também se pode ver isso na sua decoração já que ela foi totalmente decorada com ouro de 23 quilates.

Esta capela foi considerada a oitava maravilha do mundo. 

Ela está decorada em toda a sua volta com caras de cerâmica. Se as contarmos, podemos ver que são tantas como as Avé-Marias de um terço. Portanto, se quisermos rezar o terço e não tivermos um, podemos ir caminhando à volta da capela, colocando a mão numa cara de cada vez e assim vamos contando as Avé-Marias.

Descobre mais sobre esta capela aqui!

Capela do Rosário (Puebla)

Igreja da Companhia

Construída em 1578 pelos Jesuítas, a Igreja da Companhia só foi terminada em 1767. Tem uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, rainha de Portugal.

Este é um dos templos de estilo barroco mais belos do Mexico.

O nome da igreja deve-se aos Jesuítas que a fundaram, já que eles pertenciam a uma Ordem que se chamava Ordem da Companhia de Jesus.

Descobre mais sobre esta igreja aqui!

Igreja da Companhia (Puebla)

Catedral de Puebla

A catedral de Puebla é também conhecida como a Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Construída entre 1575 e 1772, foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Em 1678, começaram a construir a primeira torre, e ao terminar, construíram um sino de quase 9 toneladas, peça que eles não tinham os recursos para subir ao cimo da torre. 

No entanto, conta a lenda que, numa noite, estando toda a cidade adormecida, os anjos desceram do céu, levantaram o sino e colocaram no lugar que lhe correspondia.

A esse sino lhe deram o nome de Maria, já que com ele tocam o Angélus, ao meio dia e às 18h para saudar a Virgem Maria.

Descobre mais sobre esta catedral aqui!

View this post on Instagram

Catedral de Puebla 😍🌙✨

A post shared by Vamos & vemos • Travel blogger (@vamosevemos) on

Capela do Beato

A capela do Beato encontra-se no interior do Templo de São Francisco. É a capela do Beato Sebastião de Aparício, um espanhol que, segundo diz a lenda, foi abandonado pela sua mãe por ter uma epidemia e só sobreviveu porque foi mordido por uma loba. 

Aos seus 71 anos, já estando no México há 3 décadas, foi então aceite pela Ordem dos Franciscanos, onde se dedicou a pedir esmola durante 24 anos para manter os seus irmãos, ganhando assim a fama de caritativo, santo e milagroso, até ter falecido em 1600. 

Encontrado em 1617, o seu corpo estava em tão bom estado que ainda o mantêm guardado até ao dia de hoje nesta capela. 

Em 1789, Sebastião de Aparício foi finalmente beatificado.

Descobre mais sobre esta capela aqui!

Capela do Beato

Basílica da Imaculada Conceição

Na Basílica da Imaculada Conceição, situada em Chignahuapan (Puebla), podemos encontrar a estátua da Virgem mais alta (debaixo de um teto) de toda a América Latina! É a Virgem da Imaculada Conceição, mede 12 metros e está feita de madeira!

This article was written by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *