O Luxemburgo é o primeiro país do mundo a ter transportes públicos grátis. Esta é uma iniciativa do governo para diminuir a utilização de carros individuais e assim, diminuir a poluição e o trânsito nas estradas.

Esta medida entrará em vigor no dia 1 de março de 2020. No entanto, tem algumas informações que é necessário saber, como por exemplo o facto de que nem tudo é grátis!

Deixarei aqui as informações que temos sobre isto…

Os transportes grátis terminam na fronteira!

Pode ser algo óbvio, mas talvez nem todos saibam. Para quem entra e sai do país, os transportes são pagos a partir da fronteira. No entanto, como a partir da fronteira são grátis, os preços de quem entra e sai vão baixar.

Para conhecer os novos preços, vejam aqui!

Nem tudo será grátis!

Os transportes públicos serão grátis no Luxemburgo, mas só para quem usa a segunda classe (classe económica)! Para quem quiser utilizar a primeira classe, os transportes não terão nem sequer redução. Os preços da primeira classe continuarão os mesmos.

Isto será o caso tanto para os transportes nacionais como os transfronteiriços!

O valor dos bilhetes comprados não será devolvido!

Se tem bilhetes comprados, o melhor é usá-los já, pois a partir do 1 de março de 2020, eles não terão qualquer validez ou valor. Não poderá usá-los nem trocá-los pelo valor que os comprou (isto claro, para os bilhetes de segunda classe)!

Alguns distribuidores ficarão ativos!

De momento ainda não se sabe para qual função, mas já se sabe que nem todos os distribuidores de bilhetes serão retirados das estações. Para aqueles que serão retirados, isso acontecerá em meados de março 2020.

A data histórica será recebida em festa!

No dia 29 de fevereiro, haverá várias festas para celebrar o fim dos preços dos transportes públicos.

No total, serão 12 miniconcertos em 4 estações do país: Gare do Luxemburgo, gare de Belval/Université, gare de Pfaffenthal-Kirchberg e gare de Ettelbruck. Os concertos acontecerão entre as 12h e as 18h.

Depois dessa hora, haverá um grande concerto grátis no “Neien Tramsschapp” em Kirchberg das 18h à 1h. Haverá 2 palcos, 2 ambientes, vários food-trucks e muita musica!

Para mais informações, ver este vídeo do Ministério da Mobilidade e dos Trabalhos Públicos do Luxemburgo (vídeo em francês)!

This article was written by admin

4 thoughts on “Transportes grátis no Luxemburgo… Para todos?”

  1. Humm… Para que será que irão servir os distribuidores que ficam ativos? Será que vale mesmo a pena fazer esta pergunta?
    Então… como é que os bilhetes para a primeira classe são comprados? Se todos os distribuidores fossem desativados, comprar-se-iam por magia?

    1. Obviamente… Mas como esses bilhetes podem ser comprados também dentro do comboio, a questão é se os distribuidores só serão usados para isso ou algo mais…
      Ao dizer que “ainda não se sabe” é porque “ainda não há informações oficiais”… Obviamente temos as nossas suspeitas 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *